06/06/2009

acerca de ....


se a tua estrada não tivesse cruzamentos, em que não fazes a menor ideia para onde deves ir, a tua vida era absurda de tão vazia...

11 comentários:

sonjita disse...

Verdade, pura verdade... de que valeria viver se o caminho já estivesse traçado?

BJK

Anónimo disse...

mas não está já? tudo está definido... até mesmo as escolhas que teremos de fazer...

sonjita disse...

Humm, não no meu ponto de vista... existem apenas algumas coordenadas que nos foram dadas, mas o resto do caminho é feito pela nossa existência e por muitos outros factores que condicionam o nosso dia-a-dia... não acredito no "está escrito".

CL disse...

hummm...boas reflexões essas...mas deixem-me lançar mais "lenha para a fogueira"...partindo do princípio básico que uma causa tem um efeito, e que esse efeito será nova causa de novo efeito (e por aí fora) se tentássemos perceber, por exemplo, no início de nós próprios, a primeira causa e ir seguindo todos os efeitos e causas consequentes, será que não conseguiríamos afirmar que por muito que queiramos contrariar, todos os nossos actos são reacções de acções que por sua vez já são reacções de outras reacções? Será que podemos, com base nisto determinar o próximo efeito ou perceber que esse mesmo efeito acaba por estar determinado desde o primeiro?
mais em ...http://sevenstrangedays.blogspot.com/2007/02/tudo-ou-nada.html

tartaruga disse...

nunca tiveste a sensação que já viveste "aquelas" escolhas... que inconscientemente sabes porque é que te afastas de um cruzamento em prol de outro...?!?!;)

CL disse...

dejá vu...ai está algo que nos faz pensar...o que será e porque aparece? Terá a ver com acções-reacções determinadas? Terá a ver com o viver vidas já vividas? Terá a ver com tremendas semelhanças que nos voltam a surgir na vida, como se realmente andássemos em círculos constantes? ... boas reflexões

sonjita disse...

Bem, pegar na lei de "causa-efeito", ou "acção-reacção" para explicar a nossa existência, é curioso... Concordo que o que vem a seguir se deve à escolha que fizemos no "antes"; concordo que existem traços, linhas gerais que à partida nos orientam o caminho... concordo que o lugar onde estamos é uma condicionante para o nosso percurso, mas recuso-me a acreditar que toda a minha existência já está delineada por alguém, recuso-me a acreditar que tudo em mim está predestinado e que eu não tenho palavra activa a dizer na vida que levo... recuso-me e pronto... sou demasiado independente para sequer querer crer em algo semelhante... e pronto, tenho dito! ;)

Lol

BJK

P.S. Estas causas existênciais levam sempre a bons debates.

CL disse...

Sim, fantástico Sonjita, e tens com toda a certeza contribuído para isso...é raro encontrar pessoas que dediquem algum tempo a debater e a reflectir sobre estes assuntos...mas voltando "à carga". Não foi referido que existe "alguém" a definir as "coisas", pois estaríamos provavelmente a cair em fundamentalismos teológicos que também me deixam demasiado apreensivo com a leveza que os tomam como certos. No entanto, o facto de dizer que está tudo determinado, mesmo que não o consiga determinar é uma boa pista. Será que esse alguém não podemos ser nós (humanidade??) onde estaremos nós no futuro? Será que estamos condenados à pura extinção? E agora pegando numa velha e sempre nova pergunta feita por um dos nossos maiores pensadores de todos os tempos, "será que deus joga aos dados?". Por muito que possamos aqui colocar perguntas se afinal o senhor agora era teólogo, Einstein bem cedo definiu este deus como sendo completamente oposto do que a sociedade crio...então, postulou, se deus não jogou aos dados, se mudarmos alguma das variáveis do jogo (vida) teremos nós o que vemos à nossa volta com as mesmas características exactas?...deixo este momento para se reflectir...

bjs

sonjita disse...

Ok... reflecti!

Quando falo em condicionante, não falo em nenhum Deus, nem quero avançar por nenhum fundamentalismo. O que falo, e parece-me que é isso que também estás a reflectir no que escreveste, é que a nossa vivência é condicionada por todas as variváveis incluidas na equação que define a nossa vida. Acredito perfeitamente que se mudasse a variável "lugar" e tivesse nascido num outro lugar do mundo, que não Braga, que a minha vida não seria certamente a mesma; acredito que se tivesse nascido mais cedo, ou mais tarde, qu a minha vida teria um percurso com certeza diferente do que é ... acredito que a nossa vida é semi-programada por todas estas variáveis externas, mas também acredito que nem tudo "está escrito". Acredito que no dia a dia vamos tomando decisões que definem a pouco e pouco o caminho que vamos seguir... como disse, recuso-me a acreditar que não tenho voz activa pelo menos numa parte daquilo que sou e que não tenho o direito de dizer "não vou por aí"!
Não sei se transmiti o que queria... mas se houver dúvidas eu volto para continuar o debate... estas causas existênciais levam sempre a este caminho ;)

BJK

CL disse...

Olá Sonjita...mais que reflectir, deixaste aqui "parte de ti", que desde já agradeço imenso...
Ora por onde começar?!?! Bem, que tal pelo fim...espero que voltes e que lances muitas dúvidas para que possamos reflectir (apesar de não sermos muitos, havemos de ser bons :P).
Quando eu "forçava" os aspectos puramente do âmbito da matemática e da física (este meu aspecto do professor de matemática :)...) como a causa-efeito, ou o par acção-reacção, tem obviamente limitações que, de forma magnífica soubeste defender e deixar claro na tua reflexão. No entanto, na construção racional das nossas ideias, do nosso caminho e da nossa forma de ver o mundo, este "paradigma", se assim lhe podemos chamar, é algo que eu considero interessante, ajudando-me a tentar perceber algumas coisas ainda inexplicáveis pela sociedade e ou pelo senso comum...
Eu também "não vou por ali" porque está pré-destinado ou porque está pré-definido, porque alguém manda ou diz que é melhor e concordo plenamente com as tuas afirmações, que se tivesses nascido noutra zona do globo serias outra, e que se os teus pais por sua vez já tivessem eles próprios nascido noutro sítio... and so on and on...(voltaremos sempre ao mesmo)...mas se formos agora pequenos "loucos" e pensarmos que este relacionar de variáveis acontece desde o ser mas complexo até ao elemento mais simples, como um átomo, a "simples" energia...podemos verificar que tudo foi desencadeado e que somos e seremos consequência disso mesmo.
Sabes, esta ideia não me "assusta" porque nós vivemos pelos nossos sentidos, que como sabes são muito "limitados", e claro está que estes debates e discussões servem para sentirmos precisamente que ainda sabemos o que aqui andamos a fazer e que somos mais que simples reflexos mais ou menos condicionados da natureza/sociedade/existência.

Tem sido muito interessante este tipo de discussões, que também tenho o prazer de debater "alive and kicking" com alguns colegas...por isso, mais uma vez reitero o convite para que vás aparecendo e deixando a tua magnífica forma de veres e partilhares o mundo...

sonjita disse...

Matemáticamente falando, a vida é uma equação com algumas variáveis e algumas constantes... :) o que nos falta saber são os factores por trás das variáveis não determinadas ;)

BJK e obrigado eu pela partilha... voltarei sempre com a minha opinião