18/05/2007

Obrigado...




A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar.
(Henry Peter)
imagem adaptada

que comentários podem tecer a esta frase? Como a podem enquadrar no ponto de vista do nosso país? O que mudariam na frase? E no nosso país?

Será que alguém estaria interessado em responder a estas questões? Provavelmente a resposta, - Falta-me tempo para andar aqui de volta de comentários!, seria mais honesta se fosse antes, - Não costumo perder muito tempo a pensar nessas coisas, isso é para quem não tem mais nada que fazer...!!!!

A educação, o maior pilar de qualquer sociedade moderna e civilizada está moribunda no nosso país. E quando o digo não falo do sistema de ensino, ou das politicas de ensino. Falo da boa educação que se deveria transmitir às crianças em casa (e pelos vistos, adultos também). Essa é que, avaliando pelo que se vai vendo aí pelas nossas gentes, está a dar os últimos suspiros. Vive-se a famosa e tão badalada liberdade, conquistada a custo à 33 anos...aquela em que podemos, quando queremos e sem que alguém tenha direito de nos tirar (!!!!).

Esta liberdade tomou o lugar da educação, tornando esta demasiado démodé. Ser educado na rua já não tem piada, agora temos de ser porcos e maus para mostar, a quem quiser implicar, que somos livres e que isso nos dá tudo na vida, além de que dá um estilo formidável que a boa educação antes "abichanava". Enfim...

Hoje na escola, após o pedido de ajuda de uma criança em relação a uma dúvida que tinha e de eu ter dado a minha opinião, esta disse: - Obrigado, Professor! Ao que respondi, - De nada, bom trabalho!

Guardei este pedacinho de diálogo porque, se as coisas continuarem assim, vai valer muito dinheiro, ai isso é que vai...


Já agora fica também este magnífico vídeo para verem e reflectirem

2 comentários:

Anónimo disse...

O crescente empurrar as nossas responsabilidades para cima dos outros tem consequências no nosso quotidiano.
Hoje pagamos bem caro a factura do empurrão.
Sim nós (professores) somos responsáveis pela educação das crianças que pela nossas mãos nos passam, sim eles (alunos, pessoas) passam 2/3 do seu dia da escola...
Mas é tarefa inglória se no seu seu meio extra-escolar o exemplo não se perpetuar...
Educar sim, fazer compreender a necessidade do "se faz favor", "obrigado" e "desculpe", mas num acompanhamento sustentável e holístico da formação da personalidade deles e de todos nós.

PR

delta disse...

Eu cá acho que os pais de hoje em dia sobrecarregam o papel do professor.
As bases da educação têm que vir de casa e não da escola... mas quando vemos pais a aplaudir gestos de má educação dos seus filhos!!!!!!
A responsabilidade do professor é ensinar, orientar, complementar a educação e não educar.... esse papel deve ser dos pais.... infelizmente há muitos que se descartam dele e tentam incutir as culpas do seu fracasso como educadores para cima dos professores.
Como mãe espero fazer o meu melhor para que o meu filho não só saiba dizer "obrigado" e "se faz favor", como também se saiba respeitar, a ele e aos outros!!!