28/05/2007

nós educadores


A nós, educadores, é-nos confiada a tarefa mais complexa de todas; apoiar os nossos filhos na construção do conhecimento e competências, que um dia levarão para os seus cargos e gabinetes, tentando melhorar a nossa/deles vida um pouco mais...

A complexidade, o cansaço, muitas vezes exaustão, a frustração, o não reconhecimento, são a outra face do prazer que é ver uma criança sorrir quando consegue ultrapassar as suas dificuldades apoiando em nós as suas vitórias.

O melhor que pudermos dar de nós é o melhor que poderemos fazer pelo futuro delas (crianças) e nada mais desgostoso é, do que abandonarmos por instantes o nosso posto e vermos que já perdemos a hipótese de dar o nosso valioso contributo.

Por isso a necessidade de estarmos um passo à frente de nós próprios, aprendermos dia após dia, investigando, estudando, nunca esquecendo que tudo o que sabemos pode não ser suficiente e que temos de continuar a procurar e a investigar.

Dessa forma e sempre com os olhos postos no futuro, a tarefa que nos foi confiada estará certamente bem entregue...por isso a todos os professores e educadores, obrigado pela vossa/nossa dedicação, uma vez que nem sempre alguém nos agradece...



Sem comentários: